Enquanto nova onda de covid-19 deixa o Amazonas em alerta, vereador de Manaus desencoraja vacina em crianças. “Você, pai de família, não é obrigado a vacinar o seu filho (contra a covid-19)” avisa o vereador Raiff Mattos (DC) ao discutir um projeto de lei que pretende obrigar as vacinas do Plano Nacional de Imunização – que não inclui a covid-19 – para matricular estudantes na rede municipal de ensino.
Em contrapartida, o vereador Marcelo Serafim (Avante) rebateu dizendo que a desconfiança da vacina contra a covid-19 resultou na volta de doenças antes erradicadas como a poliomielite. “Essa campanha contra a vacina do covid-19 nas crianças fez com que despencasse a vacinação da outras doenças que são imunopreveníveis em todo o Brasil”, fala o líder da prefeitura de Manaus.
Aumento de casos
Em novembro o número de casos de covid-19 aumentou no Amazonas. Segundo a Secretaria de Saúde (SES) isso é por conta da subvariante denominada BE.9, identificada pela equipe da Fiocruz-Amazônia, que tem mutações parecidas com a BQ.1, outra subvariante fez os casos explodirem nos Estados Unidos e Europa.
Dados da Fundação de Vigilância em Saúde mostram que, até dia 15 de novembro, a situação epidemiológica da covid-19 registra o diagnóstico de 118 novos casos, totalizando 621.355 casos da doença, sem registro de óbitos, com o total de 14.371 mortes pela doença