O presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, que veio ao Brasil para a posse do presidente Lula (PT), desembarcou nesta segunda-feira (2) em Manaus. Ele cumpre agenda ao lado do governador Wilson Lima (União Brasil) e da ministra alemã do Meio Ambiente, Steffi Lemke.
Em um comunicado, a presidência alemã afirmou que, com a visita à Amazônia, Steinmeier vai reafirmar “o apoio alemão à proteção da floresta tropical” e destacar “sua importância para a política climática internacional”.
Na capital, o presidente alemão vai visitar pontos turísticos como o Teatro Amazonas e o Museu da Amazônia (Musa), além de uma reserva florestal e o Centro de Monitoramento Ambiental do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
No domingo (1°), Steinmeier anunciou que a Alemanha irá liberar 35 milhões de euros para o Fundo Amazônia, congelado durante o governo Bolsonaro (PL), como um sinal imediato de cooperação com o governo Lula. “Nosso objetivo comum de proteger do desmatamento a floresta Amazônica, o pulmão verde do nosso mundo”, destacou.