Os ministros do União Brasil serão a ponte entre o governo Lula (PT) e o governador Wilson Lima, que apoiou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Wilson esteve nesta quarta-feira (4) na capital federal para a posse do governador paraense Helder Barbalho (MDB) como presidente do Consórcio da Amazônia e aproveitou para encontrar os ministros do partido.
O União Brasil conta com três postos na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. São eles Daniela Carneiro, ministra do Turismo; Juscelino Filho, ministro das Comunicações; e o ex-governador do Amapá, Waldez Góes, ministro do Desenvolvimento Regional.
As pastas são consideradas estratégicas para os interesses do Amazonas junto ao governo federal, mas o governador precisa ainda fortalecer a interlocução com outros ministérios importantes como o da Indústria, nas mãos do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), do Meio Ambiente, comandado por Marina Silva (Rede), e o da Educação, chefiado por Camilo Santana (PT).
Em postagem no Instagram, Wilson destacou a importância dos encontros com os ministros. “Precisamos atuar em parceria para melhorar a conectividade, especialmente no interior do estado, e para fortalecer o turismo como matriz econômica, gerando emprego e renda para nosso povo”, disse o governador.
Além dos ministros do União, a agenda do governador em Brasília também conta, já nesta quinta-feira (5), com uma reunião com diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitoza.
O movimento de Wilson marca uma aproximação com o governo federal. Ele retorna à capital federal no próximo dia 27 de janeiro para a primeira reunião geral entre os governadores e o presidente Lula, no Palácio do Planalto.