Parlamentares e autoridades do Amazonas repudiaram os atos golpistas que tomaram conta, neste domingo (8), da Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). Lideranças bolsonaristas, no entanto, minimizaram os danos dos atos que vandalizaram as sedes do Supremo Tribunal Federal (STF), do Congresso Nacional e o Palácio do Planalto.
Wilson Lima, governador
Repudio veementemente os atos antidemocráticos ocorridos em Brasília, neste domingo. É preciso respeitar a democracia. Não há espaço para violência. O momento é de união e paz para o Brasil avançar.
— Wilson Lima (@wilsonlimaAM) January 8, 2023
Omar Aziz, senador
Tristes cenas da falta de respeito à democracia ocorrem agora em Brasília. Radicais estão depredando o patrimônio público, invadindo o Congresso e pedindo golpe.
— Omar Aziz (@OmarAzizSenador) January 8, 2023
Eduardo Braga, senador
Total repúdio aos atos golpistas em Brasília! Não há lugar para vandalismo na democracia. Sem falar q violência gera violência e que o 🇧🇷 e os brasileiros são os grandes prejudicados pela irresponsabilidade extremista. A punição tem que ser rigorosa. Chega de ódio e radicalismo!
— Eduardo Braga (@EduardoBraga_AM) January 8, 2023
Plínio Valério, senador
Atos violentos merecem sim, repúdio de todos . Outra coisa é a pressa em apontar culpados quando as coisas fogem do controle. Uma guerra só vale a pena se for pra manter uma Paz duradoura. A guerra continua porque estão procurando os culpados no meio da multidão.
— Plínio Valério (@PlinioValerio45) January 8, 2023
Bosco Saraiva, deputado federal
Repudio, com a veemência natural dos homens de bem, os atos antidemocráticos que atacaram nossas instituições neste triste domingo, 08 de janeiro de 2023, em Brasília.
Nada haverá de frear o fortalecimento da democracia brasileira.— Bosco Saraiva (@boscosaraiva) January 8, 2023
Capitão Alberto Neto, deputado federal
Repudio qualquer violência!
Sabedoria é aprender com os erros dos outros. A invasão do Capitólio nos Estados Unidos, além de causar a morte de cinco pessoas, enfraqueceu os republicanos/conservadores.
— Capitão Alberto Neto (@capalbertoneto) January 9, 2023
Delegado Pablo, deputado federal
MANIFESTAÇÕES DE HOJE.
Está amparado pela Constituição a livre e pacífica expressão de ideias e convicções. TODO PODER EMANA DO POVO. Por anos, critiquei as depredações feitas por manifestantes que destruíam patrimônio público e privado. Isso nunca será certo!— Delegado PABLO (@DelegadoPablo_) January 8, 2023
Sidney Leite, deputado federal
Total repudio aos atos de vandalismo que acontecem agora em Brasília. Radicais invadem o congresso e tentam adentrar o Palacio do Planalto, ameaçando funcionários.
Atos antidemocráticos como esses não podem passar impunes.— Sidney Leite (@sidneyleite_) January 8, 2023
Silas Câmara, deputado federal
Lamento os atos ocorridos no dia de hoje em Brasília.
Nós, da Bancada Republicana, não compactuamos e repudiamos qualquer manifestação que ultrapasse os limites democráticos e façam uso de violência, seja ela da direita ou da esquerda.— Silas Câmara (@silascamara_) January 8, 2023
Zé Ricardo, deputado federal
É urgente intervenção no governo do Distrito Federal para garantir segurança na capital federal. Conivência das polícias locais com os atos criminosos e terroristas de bolsonaristas precisa ser apurada.
— Zé Ricardo (@ZeRicardoAM) January 8, 2023
Adail Filho, deputado eleito
Repudio veemente os atos antidemocráticos ocorridos hoje em Brasília. Invasão e depredação de patrimônio público ultrapassam o limite democrático de manifestar. Que os responsáveis sejam devidamente punidos, e que o dia de hoje seja uma mancha isolada na história do nosso país.
— Adail Filho (@adailfilhoam) January 8, 2023
Amom Mandel, deputado eleito
https://twitter.com/eusouamom/status/1612181417684762625?s=20&t=oro_ixomqLVckdAfWEzdyw
Saullo Viana, deputado eleito
Um total desrespeito ao Congresso Nacional e a democracia do Brasil isso que está acontecendo em Brasília, não podemos confundir o direto de manifestação pacífica com vandalismos e atos anti-democráticos.
— Saullo Vianna (@saullovianna) January 8, 2023