A Ouvidoria-Geral do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) recebeu 7.866 representações em todo o ano de 2022. O número representa 96,8% do total de manifestações recebidas pela Ouvidoria no mesmo período. O dado foi apresentado no Relatório Anual de Atividades publicado no Diário Oficial desta terça-feira (24).
Segundo o próprio MP, são classificadas como representação as manifestações residuais, que não foram enquadradas como reclamação, críticas ou pedidos de informação.
Os números divulgados pela Ouvidoria apontam, ainda, que a maioria das manifestações é feita por meios eletrônicos (WhatsApp, e-mail e formulário no site do MP). Além disso, a maioria das demandas é relacionada à comarca de Manaus (86,4%). Todos os municípios do estado receberam ao menos uma demanda dos cidadãos.
Entre os assuntos das manifestações, ‘Infância e juventude’, ‘Saúde’, ‘Meio ambiente’ e ‘Improbidade administrativa’ foram os mais recorrentes. Juntos, eles representam 34,8% do total de demandas recebidas pela Ouvidoria-Geral do MP-AM.