Como diz a expressão, Zé Ricardo (PT) “fez escola”. Se em 2018, o político conseguiu o feito de ser o deputado federal mais votado do Amazonas, na eleição do ano passado – na qual o veterano foi derrotado nas urnas – ele passou a coroa para Amom Mandel (CDD). E o novato na Câmara segue mais uma vez os passos do petista ao adotar o uso da “Kombi” para se aproximar da população de Manaus.
Apesar de a próxima eleição municipal está marcada para 2024, Amom Mandel figura entre as possibilidades de candidato a prefeito de Manaus há tempos. Até mesmo pesquisas eleitorais fora de época – encomendadas e não divulgadas para o grande público – indicam que Mandel é o adversário que teria chance de desbancar o futuro candidato à reeleição, prefeito David Almeida (Avante), se a ida às urnas acontecesse por agora.
Entretanto, o caminho do deputado federal até o Poder Executivo é longo e cheio de desafios. Para alguns do mundo político, deixar a vereança foi um erro porque isso vai tirar Amom Mandel do radar do eleitor de Manaus. Agora, o deputado federal anuncia, nas redes sociais dele, uma novidade que vai aproximá-lo de cada bairro da capital do Amazonas mesmo com o mandato em Brasília, e assim nasce o “Menino da Kombi”.