O grupo de vereadores que apoiou Elan Alencar (Pros) para a presidência da Câmara Municipal de Manaus (CMM) conseguiu arrematar a liderança das principais comissões temáticas da casa legislativa. Uma reunião nesta terça-feira (7) definiu a composição das comissões para o biênio 2023/2024.
Gilmar Nascimento (União Brasil) será o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que terá a vice-presidência do líder do prefeito, Fransuá Matos (PV). Outro colegiado decisivo, a Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (CFEO) ficou nas mãos de Marcel Alexandre (Avante) e Joelson Silva (Patriota).
Os vereadores representam o grupo mais próximo ao prefeito David Almeida (Avante) e que se contrapôs aos 22 vereadores que apoiaram a candidatura vitoriosa de Caio André (PSC) para a presidência da CMM. O atual presidente foi eleito com um discurso de independência da Casa em relação ao Executivo municipal.
A Câmara é composta de 22 comissões temáticas permanentes, que são formadas pelos vereadores para debater e votar as propostas legislativas relacionadas a seus temas. Além de emitirem e votarem pareceres sobre as propostas em tramitação, as comissões atuam como mecanismos de fiscalização.