O velório do ex-governador Amazonino Mendes, falecido no último domingo (12), é marcado por comoção e homenagens tanto de autoridades locais quanto de eleitores. Desde o fim da tarde de quinta-feira (16), a movimentação tem sido intensa no entorno do Teatro Amazonas, em Manaus.
O Largo de São Sebastião foi tomado pelas mais distintas homenagens ao ex-prefeito e ex-governador, como quadros de pinturas, jingles de campanhas eleitorais marcantes e, claro, a abelhinha que virou marca registrada de Amazonino.
Já o pátio do Teatro Amazonas foi tomado por coroas de flores nos mais distintos arranjos em homenagens de pessoas públicas, prefeituras do interior do Amazonas, partidos políticos, casas legislativas, entre outras entidades que manifestaram pesar pela morte de Amazonino.
Quem entra no salão nobre do monumental Teatro amazonense pode perceber o tom solene da organização. Ao lado do caixão, guarnecido sempre por dois oficiais das forças de segurança, a foto oficial da última passagem de Amazonino pelo governo do Amazonas, entre 2017 e 2018.
Todos os cantos de uma das principais regiões turísticas da capital amazonense parecem um pouco mais tristes. No sábado, o Largo volta à sua programação normal. Até lá, o piso de pedras europeias sente o peso do legado e da saudade de um dos mais importantes nomes da política amazonense.