Eleita sob a bandeira do bolsonarismo, com mais de trinta mil votos, a deputada estadual novata Débora Menezes (PL) foi escolhida para ser a líder da Maioria na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A bancada conta ainda com os deputados George Lins (União) e Dr. Gomes (PSC) como vice-presidentes. A liderança é definida pela bancada ou bloco de partidos com maior número de parlamentares.
A liderança da minoria e da oposição continuará com o deputado Wilker Barreto (Cidadania).
Minoria
Sem a presença de Dermilson Chagas (Republicanos), Wilker deverá ser o único parlamentar de oposição ao governador Wilson Lima (União). O deputado chegou a convidar o novato Cristiano D’Angelo (MDB), irmão do prefeito de Manacapuru, Beto d’Angelo (MDB), o qual é aliado do senador Eduardo Braga (MDB). Cristiano, entretanto, aproximou-se de Wilson Lima na campanha de 2022 e não deverá caminhar pela oposição.
A bancada independente da Assembleia também definiu seus líderes: Delegado Péricles (PL) como líder e João Luiz (Republicanos) como vice-líder.
O deputado estadual Felipe Souza (Patriota) continua como líder do governo na casa legislativa, bem como será o líder de seu partido como único representante da legenda na Aleam.
Os demais partidos definiram suas lideranças da seguinte forma:
- União Brasil (União) – Dr. George Lins;
- Partido da Mulher Brasileira (PMB) – Rozenha;
- Avante – Daniel Almeida;
- Cidadania – Wilker Barreto;
- Republicanos – João Luiz;
- Partido Social Cristão (PSC) – Comandante Dan Câmara;
- Partido Verde (PV) – Carlinhos Bessa;
- Partido Liberal (PL) – Delegado Péricles;
- Movimento Democrático Brasileiro (MDB) – Cristiano D’Angelo;
- Partido dos Trabalhadores (PT) – Sinésio Campos.