Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovaram, nesta quarta-feira (8), a tramitação em regime de urgência do projeto de lei que autoriza a prefeitura de Manaus a realizar um empréstimo de R$ 600 milhões junto ao Banco do Brasil.
O pedido de urgência foi feito pelo vereador Fransuá Matos (PV), que é o líder do prefeito David Almeida (Avante) na Casa Legislativa. O projeto de lei foi deliberado em plenário e encaminhado para a avaliação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
Este é o quarto pedido de crédito feito pela prefeitura durante a gestão de David Almeida, que já criticou publicamente os empréstimos feitos pela gestão anterior. Ao todo, as três operações já autorizadas pela Câmara totalizam R$ 570 milhões junto ao Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.
Segundo o projeto que tramita na CMM, os recursos serão destinados ao Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU) e aplicados em obras de infraestrutura na capital amazonense.
Na justificativa do projeto, o prefeito sustenta que o novo empréstimo não aumentaria a dívida pública do município. “Ao contrário, o plano fiscal de Manaus para o período de 2021-2024 projeta a redução de sua dívida bruta, amortizando dívidas passadas”, argumenta a mensagem assinada por David Almeida.