O delegado Rodrigo Sá, diretor-presidente do Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), é o novo presidente do diretório amazonense do partido Progressistas (PP). A mudança foi oficializada nesta quinta-feira (16) em documento enviado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM).
Rodrigo Sá é considerado um dos principais aliados do governador Wilson Lima (União Brasil) e foi candidato a deputado federal pelo PL nas eleições de 2022. Na ocasião, foi o terceiro mais votado pela legenda, ficando atrás de Alberto Neto (que assumiu a vaga na Câmara dos Deputados) e Alfredo Nascimento (que ficou na suplência).
A mudança, por outro lado, é desfavorável ao prefeito David Almeida (Avante). Até o momento, a legenda estava nas mãos do vice-prefeito Marcos Rotta e era uma das opções para abrigar a candidatura de David na disputa pela reeleição à prefeitura em 2024.
Com Rotta na presidência, o prefeito conseguiu emplacar o vereador Jander Lobato como líder do PP na Câmara Municipal de Manaus (CMM). O movimento, em conjunto com articulações com outros líderes, fez com que os aliados do prefeito conquistassem a presidência das comissões mais importantes da CMM.
A vitória de Almeida freou os impulsos com o grupo de vereadores independentes e equilibrou o jogo político, que estava desfavorável ao prefeito desde a vitória de Caio André (PSC) na eleição para presidente da casa. O vereador é próximo de um grupo que está na área de influência do governador Wilson Lima, o qual trava um cabo de guerra nos bastidores com David Almeida.