O líder do prefeito na Câmara Municipal de Manaus, vereador Marcelo Serafim (PSB), acredita que a terceirização no “serviço pesado” da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) é o melhor caminho. Segundo o vereador, dessa forma, sem realizar concurso público, o custo benefício para Manaus é melhor.
O vice-prefeito Marcos Rotta está empenhado para definir e discutir o melhor modelo. Quando falamos em privatização não é privatizar a Seminf. Hoje, a limpeza pública da Prefeitura é terceirizada e funciona muito bem. Se o gari, por exemplo, teve uma hérnia de disco e é concursado eu já não consigo mais usá-lo para poder fazer a varrição. Eu tenho que destiná-lo para outro local. Se esse serviço é terceirizado e eu tenho problema com um funcionário, eu consigo fazer uma substituição e não há prejuízo. A gente tem que pensar sempre no que é melhor custo beneficio para a cidade de Manaus.
Vereador Marcelo Serafim (PSB)
No plenário, vereadores demostraram apoio e parabenizaram tanto Marcelo Serafim, quanto o vice-prefeito, Marcos Rotta (MDB), pela proposta. Procurados pelo Manaus 360º, o vereador e Rotta não retornaram o contato.
Chuvas e pandemia tem afetado as obras em Manaus
Marcelo Serafim disse que Manaus enfrenta nesses primeiros meses do ano a pandemia do novo coronavírus e o período de chuvas. Ele alega que as obras na cidade são afetadas por conta desses fatores. “Nós precisamos ter a clareza que estamos no período de inverno. É uma época muito difícil para que a Prefeitura faça os serviços que todos nós estamos solicitando. É o momento de resolver tudo para que no verão a Prefeitura possa entrar com força total! Já com planejamento estratégico bem feito e cumprindo com todas as demandas do parlamento e da sociedade”, afirmou.
Alguns vereadores também observaram que servidores da Seminf foram afastados na pandemia devido a idade. “Hoje, a prioridade é cuidar das vidas. Aquelas pessoas do distrito de obras, que conheço muitos, são pessoas de idade. Ao longo dos anos não houve concurso público. Essas pessoas estão na zona de risco e por esse motivo, por muita responsabilidade da Prefeitura, foram afastados”, afirmou o vereador Raulzinho do PSDB.