O União Brasil, partido do governador Wilson Lima, tenta retomar o comando da principal comissão temática da Câmara Municipal de Manaus (CMM): a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). A solicitação foi feita nesta terça-feira (18) pelo presidente da sigla, Diego Afonso, ao presidente da Casa, vereador Caio André (PSC).
Hoje, a CCJR está nas mãos de Gilmar Nascimento, que foi desfiliado do União Brasil nos últimos dias por votar contra a orientação do partido na CMM. Nascimento apoiou, por exemplo, a candidatura de Elan Alencar (Pros), apoiada pelo prefeito David Almeida (Avante), para a presidência da Casa Legislativa.
“Na condição de líder e presidente do União Brasil, eu exijo os locais que o vereador Gilmar, que não faz mais parte da sigla, preside e das demais comissões”, disse Diego Afonso em um comunicado de liderança.
Além da CCJR, Gilmar Nascimento ocupa a vice-presidência da Comissão de Ética e é membro titular das comissões de Direitos Humanos, Povos Indígenas e Minorias; Defesa do Consumidor; e Meio Ambiente, Recursos Naturais e Sustentabilidade.
Segundo Caio André, o pedido do partido será analisado pela procuradoria da Câmara Municipal antes de uma decisão da mesa diretora.