Os deputados estaduais aprovaram nesta quarta-feira (26), o projeto que concede a medalha Ruy Araújo ao ministro-chefe das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Essa é a maior comenda concedida pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
A homenagem foi proposta pelo deputado Sinésio Campos (PT), que justificou a entrega da medalha por conta dos relevantes serviços prestados ao estado do Amazonas.
“Quando foi Ministro da Saúde, Padilha criou o programa Mais Médicos, fundamental para o atendimento da população amazonense, especialmente nos municípios do interior. Mais recentemente, quando ocorreram os deslizamentos de terra em Manaus, foi o ministro Padilha quem intermediou o auxílio prestado pelo Governo Federal”, afirmou o deputado.
Alexandre Padilha é médico infectologista pela USP, PhD em Saúde Pública pela Unicamp, professor universitário, deputado federal (PT) reeleito pelo estado de São Paulo. Foi ministro nos governos Lula (PT) e Dilma Rousseff (PT), tendo chefiado as pastas das Relações Institucionais e da Saúde, respectivamente.
Como ministro chefe de Relações Institucionais, Padilha recebeu líderes do estado do Amazonas tendo em vista o cenário ocorrido da atual crise na área da saúde dos indígenas em situação de vulnerabilidade em decorrência dos impactos causados do garimpo ilegal enfrentados na região amazônica, visando diálogos e soluções imediatas em defesa dos amazonenses, bem como pautas diversas em prol do Amazonas.