A Câmara Municipal de Manaus (CMM) já homenageou o pastor Canuto Ferreira Couto Filho, que é assessor do vereador Marcel Alexandre (Avante) e recebeu, através de emenda do vereador, R$ 200 mil da prefeitura de Manaus para o Centro de Integração Social Gerando Vidas, do qual ele é presidente.
Amigo declarado de Marcel Alexandre, o pastor trabalha desde agosto de 2013 no gabinete do vereador na CMM e se apresenta nas redes sociais como apóstolo, escritor e conservador. Hoje, segundo os dados disponíveis no portal da transparência da Câmara, Couto é assessor APC-5, com ganhos totais de R$ 3.471,55.
Também em 2013, o pastor recebeu a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, maior comenda concedida pela Câmara, “pelos relevantes serviços prestados à sociedade manauense”. O decreto legislativo que oficializa a honraria está disponível no diário oficial, mas não há a informação de qual vereador propôs a homenagem.
Já em 2021, os vereadores aprovaram uma moção de parabenização pela passagem do aniversário do pastor Canuto Couto, comemorado no dia 29 de agosto. Desta vez, há a indicação de que o autor da proposta foi o vereador Marcel Alexandre.
Outro lado
Desde a terça-feira (9), a reportagem do Manaus 360° entrou em contato repetidas vezes com o vereador Marcel Alexandre e com o pastor Canuto Couto para que eles pudessem se posicionar, mas não recebeu resposta. O espaço segue aberto e o texto será atualizado caso os citados se manifestem.