Nos Estados Unidos desde a segunda-feira (8), o governador Wilson Lima (União Brasil) teve encontros com empresários e representantes governamentais em busca de parcerias e investimentos para o Amazonas. Em sua primeira parada, em Washington, o chefe do executivo estadual participou de um encontro para implantação de projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável e que beneficiem as populações tradicionais.
A missão nos Estados Unidos reúne integrantes da Força-Tarefa de Governadores para Clima e Floresta (GCF), da qual o Amazonas faz parte. Os governadores buscam parcerias para investimentos voltados à implementação do Plano de Manaus, com metas para a manutenção do clima e preservação da floresta.
Na missão, os membros do GCF apresentaram aos líderes governamentais e empresariais a realidade e necessidade de cada estado membro da força-tarefa. As demandas são voltadas para a conservação da floresta integrada ao desenvolvimento sustentável.
“Essa agenda aqui é muito importante porque a gente começa a definir algumas estratégias, estabelecer relação com instituições que possam trocar experiências, tecnologias, que possam também ser parceiros em investimentos, e fortalecer relações”, destacou o governador.
No mesmo dia, Lima se reuniu com representantes do Instituto Brazil e da Fundação Internacional Caucus para Conservação (ICCF) para apresentar os potenciais do estado na área ambiental. O governador destacou que é preciso conhecer a realidade enfrentada pelos povos da floresta e investir em formas de sustento para que essas populações mantenham as árvores em pé.
Para isso, segundo ele, deve-se superar desafios como acesso a serviços básicos que incluem distribuição de água potável, de infraestrutura e energia, o que permitirá abrir novos caminhos para a economia local, sem deixar de lado o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), que representa 70% da atividade econômica do estado.
“A gente precisa de tecnologia, a gente precisa de investimentos, precisa de financiamentos. E todas essas instituições, como o Wilson Center, são importantes para fazer essa ponte com investidores, com empresas e com instituições que estão interessadas em fazer investimentos na Amazônia”, reforçou.
Lide e Coca-Cola
Nos dias seguintes, Wilson Lima participou de um fórum de investimentos organizado pela Lide, em Nova Iorque, onde discursou para investidores sobre os potenciais de desenvolvimento sustentável no estado.
“Há pelo menos três empresas já interessadas em se instalar no Polo Industrial de Manaus: uma trabalha com celulose, a outra transforma óleos vegetais em combustível verde e tem uma outra empresa interessada em trabalhar com o processo de descarbonização”, revelou.
Em sua fala, o governador ressaltou que as indústrias da ZFM, ao gerarem um considerável volume de empregos, diminuem a pressão sobre a floresta e, consequentemente, têm papel fundamental para manter 97% da cobertura natural preservada.
Já nesta quinta-feira (11), o governador entregou uma carta de intenções a executivos da Coca-Cola para renovar a parceria entre o governo do Amazonas e a empresa a favor do desenvolvimento sustentável do estado. O documento que formaliza o convite para ampliação da parceria foi entregue na sede da companhia, em Atlanta.