Muita gente quer ter o próprio negócio, mas não sabe por onde começar. Em determinados casos, sobra vontade mas faltam boas ideias para empreendedores em potencial. Todo mundo conhece alguém que pegou uma boa quantidade de dinheiro de uma vez só e não sabia no que investir.
Para quem está perdido, qualquer caminho serve, só que no mundo do empreendedorismo, uma decisão ruim pode te fazer perder tudo.
Só que existem caminhos, já trilhados por muita gente, que dão uma luz a quem está perdido na hora entrar de cabeça num negócio. São modelos que de tão testados e aprovados, podem ser aplicados em qualquer lugar e servir até como uma experiência para empresários de primeira viagem.
Fizemos uma pequena lista com negócios que dão certo em qualquer lugar. Confira:
Alimentação
Todo mundo gosta de comer. Em determinados locais, inclusive, tem gente que precisa comer e não tem onde. Com um bom estudo de mercado, investimento em bom atendimento e qualidade do alimento te deixa muito perto de ser bem sucedido neste ramo.
Aqui é essencial conhecer e trabalhar em cima dos costumes locais. Pode ser criativo? Deve! Mas tenha paciência e conquiste um espaço no mercado primeiro.
Moda
Tendo critério na hora de escolher seus fornecedores, seu negócio dentro da moda tem grandes chances de decolar, não importa onde você o abra. A chave é oferecer produtos de qualidade com preços acessíveis.
Invista num estudo de mercado para saber perfeitamente o que vai atender ao seu público. Mesmo em locais onde a renda média é baixa, é possível ter bons lucros neste setor.
Produtos Naturais
Em um mundo com produtos cada vez mais industrializados e medo das doenças que eles já causam e ainda podem causar no futuro, o mercado de produtos naturais está em ascensão.
Hoje, com a internet, as pessoas se informam muito mais sobre o que faz mal ou não, e como saber se aquele produto que está sendo comprado tem algum “efeito colateral”. Além de estar em crescimento, este é um ramo muito amplo, abrangendo desde alimentação até cosméticos e produtos de bem-estar.
Pet shops
O Brasil é simplesmente o segundo maior mercado pet do planeta, apenas atrás dos Estados Unidos. E quem tem um animalzinho sabe que precisa tomar certos cuidados, principalmente com a saúde dele. Atualmente a oferta de produtos voltados aos bichinhos é muito grande e você ainda tem a possibilidade de oferecer serviços como banho, tosa e “taxi dog”, por exemplo.
Informática
Faz tempo que o mercado de informática deixou de ser algo futurista e passou a ser algo do presente. Neste ramo, o crescimento é contínuo, com possibilidade de abrir lojas com produtos e periféricos para games, tendo como público-alvo tanto jovens como adultos. O mesmo se aplica aos jogos mobile, com produtos voltados para os jogadores de títulos battle royale.