O ministro de Estado de Infraestrutura, Tarsício Gomes de Freitas, nomeou o engenheiro Afonso Luiz Costa Lins Junior para superintende regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), segundo publicado no Diário Oficial da União (DOU) do último dia 14 de setembro.
O novo nome do Departamento é presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) e milita pelo asfaltamento da BR-319. Além disso, essa não será a primeira vez que Afonso Lins comanda o Dnit, ele também assumiu o órgão quando Alfredo Nascimento ainda estava como ministro dos Transportes, entre 2011 e 2013.
Afonso Lins nas eleições
Nas eleições de 2018, Afonso Lins foi candidato ao cargo de Deputado Estadual, pelo Partido Verde e recebeu 11.516 votos o que garantiu a suplência. Além disso, ele faz parte da família proprietária da universidade Nilton Lins. Assim, na época em que tentou entrar para a vida pública, declarou quase R$ 800 mil em bens ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em março deste ano, o ministro Tarsício Gomes de Freitas nomeou Smith Mozart para o cargo. Na época, o Coronel Menezes, aliado ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), estava entre os cotados para comanda o Dnit.