O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) recebeu o título de cidadão de Manaus na tarde desta quinta-feira (15). O diploma foi proposto pelo vereador Capitão Carpê Andrade (Republicanos), colega de farda na Polícia Militar do Amazonas e aliado político do parlamentar. Eleito com quase 150 mil votos para seu segundo mandato, Alberto é cotado como um dos principais pré-candidatos à Prefeitura de Manaus em 2024, disputando internamente a vaga do PL contra Coronel Menezes.
A sessão solene na Câmara Municipal de Manaus (CMM) que outorgou o diploma a Alberto Neto também contou contou com:
- Carpê Andrade, vereador autor da proposta;
- Yomara Lins (PRTB), vice-presidente da CMM;
- Luis Mitoso (PTB), vereador de Manaus;
- Osvaldo Lopes Filho, presidente da rede Encontro das Águas e amigo pessoal de Alberto Neto, indicado para representar o governo estadual;
- Elcy Simões, desembargador indicado para representar o Tribunal de Justiça;
- Coronel Marcos Brandão da Cunha, secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, indicado para representar a prefeitura;
- Tenente-Coronel Fábio Honda Nascimento, indicado para representar a Defensoria Pública estadual;
- Valber Martins, pró-reitor de Interiorização da Universidade do Estado do Amazonas (UEA);
- Erick Hudson da Silva Alves, presidente da Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam);
- e Maria Neblina Narães, diretora-presidente da Amazonprev.
Em seu pronunciamento, o vereador Carpê Andrade afirmou que Alberto Neto era um ‘ser iluminado, assim como eu’ e destacou os votos recebidos pelo militar nas últimas eleições. O político também relembrou as lives realizadas por Alberto e ele para ‘trazer a realidade dos policiais militares’, e que a prática fez com que a população respeitasse a instituição.
“A prova é essa: ele foi eleito deputado federal em 2018 com 107 mil votos, e em 2022 foi chancelado mais uma vez com 40 mil votos acima da primeira eleição”, disse.
Em seguida, Osvaldo Lopes Filho subiu à tribuna e teceu elogios a Alberto Neto, de quem é amigo pessoal há muito anos. Ele pontuou que “ficou muito lisonjeado” quando o governador Wilson Lima (União) o designou para representá-lo na solenidade em Manaus.
Em sua fala, o deputado Alberto Neto agradeceu o que chamou de seu ‘maior título’ até agora e agradeceu o vereador Carpê Andrade pela homenagem. O parlamentar destacou ações de seu trabalho como policial e como parlamentar, incluindo a proposta que cria uma cota nas vagas de emprego para mulheres vítimas de violência doméstica.
Ao falar da cidade de Manaus, Alberto Neto saiu em defesa do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) e afirmou que irá defende-la para que traga ‘muito mais empregos’.
“Manaus é a capital da floresta amazônica, onde o mundo todo comenta, fala e sabe da importância da floresta. Só que além da floresta existem as pessoas que moram aqui, e essas pessoas querem prosperidade, querem morar numa cidade com mais saneamento básico, com um transporte público de qualidade, com melhor mobilidade urbana, e é por isso que nós trabalhamos 24 horas todos os dias, pensando em mudar a vida das pessoas”, disse.