O vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin (PSB), confirmou que retorna a Manaus no próximo mês de julho para a assinatura do contrato de gestão do novo Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), que ganhou personalidade jurídica no início do mês passado, e a inauguração do Microdistrito Industrial de Manaus (Dimicro).
A confirmação aconteceu nesta terça-feira (13), após encontro entre Alckmin e o superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva (Solidariedade), em Brasília (DF).
Segundo o ministro, o encontro sinaliza um projeto de neoindustrialização do Brasil e que também abrange o futuro da Amazônia e de suas políticas de desenvolvimento sustentável.
Reunião de trabalho bastante produtiva com o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva. O presidente @LulaOficial está determinado em dinamizar a região Norte do Brasil com projetos estruturantes que gerem emprego e renda, respeitando a natureza, dialogando com todos os níveis de… pic.twitter.com/2C7QhI2DrH
— Geraldo Alckmin 🇧🇷 (@geraldoalckmin) June 13, 2023
Microdistrito
A inauguração do Dimicro será feita de forma conjunta entre a Suframa e a Prefeitura Municipal de Manaus. A entrega do complexo (estruturado e licenciado) está prevista para a primeira quinzena de julho e funcionará como uma incubadora que abrigará 29 microindústrias em galpões padronizados, num complexo localizado ao lado da comunidade Coliseu, no ramal do Brasileirinho, bairro Jorge Teixeira, zona Leste. A expectativa é que o espaço gere mais de 400 empregos diretos.
Regularização fundiária
Um dos temas debatidos na reunião é a regularização fundiária de terras da autarquia. Segundo Saraiva, a Suframa tem cumprido uma agenda de reuniões com os governos estadual e municipal com o objetivo de garantir a segurança e impedir novas ocupações irregulares em áreas de Manaus como as comunidades Coliseu, Raio de Sol, Canaã e Nova Canaã, e naquelas localizadas no município de Rio Preto da Eva.