O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) citou a Zona Franca de Manaus (ZFM) como parte de um novo programa de reindustrialização do país. O ex-governador paulista assumiu, na manhã desta quarta-feira (4), o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, órgão superior à Superintendência da Zona Franca (Suframa).
“Ou o país retoma a agenda do desenvolvimento industrial, ou não recuperará o caminho do desenvolvimento sustentável, gerador de emprego e distribuidor de renda”, destacou o novo ministro.
A fala de Alckmin pode ser uma sinalização positiva para a indústria amazonense. Especialistas ouvidos pelo Manaus 360° manifestaram preocupação com a gestão do ex-governador de São Paulo no MDIC. A Zona Franca de Manaus é o pivô de uma guerra fiscal entre o Amazonas e o governo paulista.
No discurso desta quarta-feira, Alckmin listou a Suframa e outras entidades ligadas ao ministério como parte de “um grande e inovador programa de reindustrialização, expansão do comércio e fortalecimento dos serviços no Brasil”.