Enquanto o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido) veta a proposta sobre a distribuição gratuita de absorventes para pessoas que não têm acesso ao item de higiene, o Governo do Amazonas vai tirar a proposta do papel. É o que diz a secretária da Secretária de Estado de Assistência Social (Seas), Alessandra Campêlo, sobre programa “Dignidade Menstrual”. A declaração da secretária da Seas foi dada em entrevista, ao vivo, no Manaus 360º na Onda Digital (92.3FM), na última sexta-feira, 08.
Segundo Alessandra Campêlo, nos próximos dias, o Governo do Amazonas vai dar início ao processo de licitação para adquirir os absorventes higiênicos para distribuição no Amazonas. Primeiramente, o item será distribuído para estudantes das escolas públicas estaduais e haverá uma campanha de conscientização para que aqueles que necessitam dos absorventes fiquem à vontade para fazer o pedido junto à coordenação das instituições de ensino.
No Amazonas, o combate à pobreza menstrual começou na Assembleia Legislativa. A proposta partiu da então deputada Alessandra Campêlo e foi aprovada em julho deste ano. Apesar de iniciar nas escolas, Campêlo informa que o objetivo da lei é atingir todas as pessoas que menstruam e estão em situação de vulnerabilidade no estado.