O ex-governador Amazonino Mendes anunciou, na tarde desta terça-feira (29), sua filiação ao Cidadania, partido que fechou federação com o PSDB de Arthur Neto, para disputar as eleições de outubro.
Jornada por um partido
Favorito nas pesquisas eleitorais até agora, Amazonino estava sem partido desde o ano passado quando se desfiliou do Podemos, que ingressou na base de apoio do governo Wilson Lima (União Brasil).
No fim de 2021, Mendes chegou a anunciar filiação ao União Brasil, partido criado com a fusão do PSL e do Democratas, mas desistiu do partido, que acabou filiando o atual governador.
O nome de Amazonino chegou a ser anunciado pelo ex-prefeito da capital Arthur Neto (PSDB) como reforço tucano no pleito deste ano, mas o anúncio causou reação interna do senador Plínio Valério (PSDB), que também quer ser candidato ao governo pelo partido.
Biografia
Um dos mais tradicionais nomes políticos do estado, Amazonino já ocupou praticamente todos os cargos majoritários. Foi três vezes governador, senador pelo Amazonas e três vezes prefeito de Manaus.
Com a filiação ao Cidadania, antigo PPS, são 10 partidos pelos quais o ‘Negão’ já passou em 39 anos de vida pública.