O vereador Amom Mandel (Cidadania) anunciou, nesta segunda-feira (4), que é o autor da denúncia feita ao Ministério Público Federal (MPF) sobre o sorteio de apartamentos populares que beneficiou familiares da filha do prefeito David Almeida (Avante) e servidores, no residencial Cidadão Manauara II.
Inicialmente, a denúncia foi feita de forma anônima, segundo Amom, na intenção de não ganhar capital político com o caso. O vereador também afirmou que passou a receber ameaças após a denúncia e a recente divulgação do dossiê dos transportes coletivos.
“Nunca havia sido ameaçado […] até o momento em que apresentei essa denúncia e o dossiê do transporte coletivo. Se algo acontecer comigo, quero que saibam que é por conta desses episódios”, explicou.
Irregularidades
A lista inicial de contemplados no sorteio do residencial incluía duas tias, nomeadas em cargos comissionados na prefeitura, e uma prima de Fernanda Aryel, filha do prefeito de Manaus. Além delas, servidores municipais também foram beneficiados.
Segundo a denúncia, todos ganhavam salários além do permitido pelo programa residencial da Caixa Econômica Federal, que é destinado a pessoas de baixa renda. Todas as informações foram obtidas no Portal da Transparência da Prefeitura e encaminhadas aos órgãos de controle.