O deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) se colocou à disposição para enviar emendas parlamentares ao Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), que estaria sem capacidade “de dar fim aos incêndios e aos focos que se iniciaram” nos últimos dias, resultando na fumaça que cobre a cidade de Manaus.
O parlamentar relatou que teve encontros com o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Alexandre Padilha (PT), com o chefe de gabinete do Ministério do Meio Ambiente, Daniel Pinheiro Viegas, com o comando da Defesa Civil Federal e com o secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira.
Amom destacou que é preciso apoio do governo federal para que o Corpo de Bombeiros tenha acesso às “máquinas e equipamentos para combater esses incêndios”.
“Eu estou me disponibilizando a ajudar com recursos todos os órgãos que necessitem. Os recursos que forem disponibilizados para ações emergenciais serão compensados através de nossas emendas parlamentares”, disse.
Mais cedo, o deputado afirmou que recebeu resposta do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho (PSB), informando que o órgão “iria trabalhar para liberar as ferramentas necessárias para ajudar no combate aos incêndios no Amazonas”.