Os vereadores Amom Mandel (sem partido) e Rodrigo Guedes (PSC) protocolaram, nesta terça-feira (25), uma nova ação judicial (confira o documento no final da matéria) para tentar reverter a votação que aprovou reajuste de 83% da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP), que é verba para gasolina e aluguel de carros que os políticos tem à disposição, o popular “cotão”, que na última sessão da Câmara Municipal de Manaus, no dia 15 de dezembro de 2021, foi aumentada pelos colegas deles de R$ 18 mil para R$ 33 mil.
Diferente da primeira ação, em que Amom Mandel e Rodrigo Guedes tentam parar o aumento do cotão por meio de mandado de segurança, a nova peça é uma ação popular. Assim, abre espaço para que a população participe de uma mobilização e ajude na pressão para que o aumento seja barrado, segundo o vereador Mandel.
“Estamos criando grupos para mobilização com voluntários que queiram ajudar a pressionar os atores envolvidos”, afirmou Mandel.
Para participar, os interessados podem preencher um formulário e aguardar contato da equipe parlamentar. Com o mapeamento de voluntários para a mobilização, ainda segundo os vereadores, será possível organizar manifestações e alinhar ações futuras.