O vereador Amom Mandel (Cidadania) atribuiu ao trabalho da ouvidoria da Câmara Municipal de Manaus (CMM), comandada por ele, o primeiro lugar que a Casa Legislativa alcançou no índice de transparência do Ministério Público de Contas (MPC) entre as câmaras do Amazonas.
Até 2021, a CMM ocupava o segundo lugar com índice de transparência em 61,8%, atrás da Câmara de Parintins que tinha índice de 63,7%. Agora, o índice da Câmara da capital subiu para 73,8%, ficando em primeiro lugar.
“A ouvidoria é o setor responsável pelo sistema de acesso à informação, da transparência da Câmara. Como responsável pela transparência, eu informo que, na verdade, a Câmara tem atingido níveis maiores de transparência, porém, está muito longe, apesar do que outros afirmaram, de ser a primeira do Brasil”, disse o vereador.
Em resposta, o vice-presidente da Câmara, Wallace Oliveira (Pros), que presidia a sessão, disse que a retomada do primeiro lugar no índice de transparência do MPC é uma conquista coletiva. “A construção da transparência é um trabalho de todos. Somos um corpo aqui”, rebateu.
O MPC, desenvolveu a análise das informações divulgadas nos Portais de Transparência das Câmaras, com base na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Acesso à Informação. A pesquisa classificou as Câmaras em quatro níveis de transparência: ‘crítico’, ‘deficiente’, ‘mediano’ e ‘elevado’.