O professor André Zogahib foi eleito reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), nesta quarta-feira (23). Ele obteve 52,13% dos votos, derrotando Alcian Souza, que teve 47,87%. O resultado deve ser homologado pela Comissão Eleitoral na próxima quinta-feira (31).
Eleito, ao lado da vice, Kátia Couceiro, Zogahib estará no comando da UEA até 2026. Em seu discurso de vitória, o reitor eleito agradeceu à comunidade acadêmica.
“Estamos felizes pelo voto de confiança que nos foi dado e queremos reafirmar que as melhorias na universidade serão vistas brevemente. Nossa gestão vai primar pelo respeito e esperamos contar com a ajuda de todos. Agora, professores, alunos e técnicos terão voz”, disse.
Prioridades
Um mês antes da eleição, o agora reitor da UEA concedeu uma entrevista ao Manaus 360°. À época, ele pregou equidade financeira entre as unidades da capital e do interior e destacou como maior desafio restabelecer a qualidade de vida dos servidores.
“”Hoje, o sentimento que impera entre os que vivem a universidade é de abandono em termos de gestão. Isso é um reflexo dos prédios deteriorados e da desmotivação vigente entre os servidores. Implantaremos um sistema de gestão consciente dos aspectos legais e que adote mecanismos para identificar os problemas, estruturar um plano de ação e de execução, minimizando as perdas e otimizando os recursos”, disse.