Liderados pelo senador Eduardo Braga (MDB), um grupo de representantes do MDB em 11 estados declarou apoio à campanha do ex-presidente Lula (PT) à presidência da República. Um encontro dos emedebistas com Lula nesta segunda-feira (18) selou oficialmente o apoio ao petista.
Pelo Twitter, Braga informou que MDB e PT vão caminhar juntos na Paraíba, no Amazonas, no Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Bahia e Alagoas, estados com forte liderança do petista nas pesquisas eleitorais.
Tomamos a decisão de apoiar @LulaOficial comprometidos com o projeto de Brasil que queremos, o fortalecimento da democracia, a retomada do crescimento, emprego, renda e da Justiça social que este país precisa para que nós possamos ter a solidariedade e o enfrentamento da fome! pic.twitter.com/Q0Y07nM3Uj
— Eduardo Braga (@EduardoBraga_AM) July 18, 2022
Apesar do apoio a Lula, o MDB mantém a candidatura da senadora Simone Tebet à presidência. Caciques avaliam que o grupo pró-Lula apesar de expressivo, não tem força interna para barrar a indicação de Tebet como candidata do partido.
No Amazonas, o apoio de Lula é a principal estratégia de Eduardo Braga para manter a competitividade de sua candidatura ao governo do estado. Isolado, o senador não conseguiu definir palanques em muitos municípios importantes e estancou na terceira posição na maioria das pesquisas eleitorais.