O diretório manauara do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) emitiu uma nota pública para reiterar o apoio à advogada Natália Demes, pré-candidata escolhida pela sigla “por ampla maioria para representar o partido nas eleições deste ano”. A declaração ocorre após a Rede Sustentabilidade (Rede) declarar apoio à pré-candidatura do ex-deputado Marcelo Ramos (PT) a prefeito de Manaus.
A Rede e o PSOL fecharam uma federação e só podem ter um candidato a prefeito nas eleições deste ano, ou declarar apoio conjunto a somente um candidato.
“Esta pré-candidatura representa o campo da esquerda e busca apresentar um projeto de ocupação popular nos espaços de decisão, além disso, visa a representatividade dos movimentos sociais, da militância e dos movimentos de base na política institucional”, disse.
O partido alega que o apoio público da Rede a Marcelo Ramos representa “exclusivamente a posição do partido, portanto, não reflete o posicionamento da Federação Municipal PSOL-Rede”.
Fechados
O anúncio do apoio da Rede Sustentabilidade a Marcelo Ramos ocorreu no último sábado (13), durante um ato na sede do Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho (Sintraam), na Praça 14 de Janeiro.
Segundo o presidente municipal da Rede, Pedro Neto, o diálogo entre os filiados da sigla começou há aproximadamente dois meses. Neste sentido, a executiva do partido entendeu que apoiar Marcelo Ramos no momento atual é importante para fortalecer o projeto.
A pré-candidata a vereadora pela Rede, Vanda Witoto, leu uma carta no ato e disse que o Brasil ainda precisa de um forte arco de aliança para fazer frente aos ataques à democracia.
“Este é o momento para nos unirmos. Precisamos garantir dentro dessa caminhada a presença das mulheres e indígenas na política pública de Manaus. Acreditamos que o Marcelo possa representar esses pilares. Tudo isso está em um documento que entregamos ao pré-candidato. Desmatamento, mudanças climáticas e respeito aos povos precisam tem protagonismo”, explicou.