Um levantamento feito pelo site Portal O Poder aponta que caso o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União), mantenha os apoios costurados pelo governador Wilson Lima (União) em 2022, poderá ter mais que o dobro de tempo de TV durante a campanha eleitoral do que o prefeito David Almeida (Avante).
Cada partido possui um tempo específico de TV. 90% desse tempo é proporcional ao número de deputados federais eleitos na última eleição, enquanto 10% é dividido igualmente entre todos os partidos que tenham cumprido os requisitos constitucionais.
Por exemplo: o partido que mais elegeu deputados em 2022 foi o Partido Liberal (PL), com 99 deputados. Portanto, o partido terá direito a 438 segundos proporcionais, somados aos 15,8 segundos restantes, totalizando 7 minutos e 33 segundos.
No caso da possível coligação de Roberto Cidade, a distribuição é a seguinte:
- União Brasil (União) – 4 minutos, 36 segundos e 6 décimos
- Progressistas (PP) – 3 minutos, 43 segundos e 5 décimos
- Republicanos – 3 minutos, 12 segundos e 6 décimos
- Podemos – 1 minuto, 35 segundos e 3 décimos
- Partido Socialista Brasileiro (PSB) – 1 minuto, 17 segundos e 6 décimos
- Partido Renovação Democrática (PRD) – 37 segundos e 9 décimos
Somando o tempo de cada legenda, a coligação de Roberto Cidade teria direito a 15 minutos, três segundos e seis décimos, resultando em inserções de 30 segundos por dia. O grupo é o mesmo que reelegeu Wilson Lima em 2022, com o acréscimo do PSB, agora que Serafim Corrêa integra o gabinete do governador.
No caso de David Almeida, o site simulou apoios do MDB de Eduardo Braga, do PSD de Omar Aziz, do próprio Avante e do Solidariedade de Ricardo Nicolau, resultando em 8 minutos, 16 segundos e 3 décimos, equivalente a inserções de 16 segundos por dia.