O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (PSC), inaugura, nesta terça-feira (14/03), o Espaço Pet da Câmara Municipal de Manaus (CMM). A medida vem mais de dois meses depois de a casa legislativa proibir a circulação, permanência e alimentação de cães e gatos no interior do prédio.
Segundo a assessoria da Câmara, o Espaço Pet foi “projetado para dar mais comodidade aos animais que circulam nas dependências externas da CMM”.
“O ambiente tem uma área total de 49 metros quadrados e comporta cães e gatos que já convidem nas áreas do parlamento municipal”, diz o comunicado.
Proibição
Em janeiro de 2023, já sob a gestão de Caio André, a CMM proibiu animais no interior do prédio legislativo e provocou uma enorme polêmica.
A deputada estadual Joana Darc (União), que já foi vereadora de Manaus, chamou a medida de retrocesso.
“Não tem justificativa. Nada nem ninguém pode ser punido por alimentar um animalzinho e a administração pode perfeitamente ter outras medidas como telar as janelas e orientar os funcionários a como proceder nesses casos respeitando o bem-estar animal e humano, é claro!”, afirmou
Na época, o vereador Kennedy Marques (PMN), também eleito pela causa animal, justificou a portaria afirmando que os animais entravam no prédio da CMM para fazer suas necessidades “nas pias, vasos sanitários, nas poltronas do auditório, causando alguns constrangimentos e prejuízos à instituição”.