O prefeito David Almeida (Avante) revelou em coletiva de imprensa que o primeiro Hospital Municipal de Manaus terá suas obras iniciadas no segundo semestre de 2025, após a promessa feita em 2021. Para viabilizar o projeto, ele viajará nesta sexta-feira (1/11) para São Paulo, Curitiba e Balneário Camboriú.
Na viagem, Almeida também discutirá a construção da “Cidade do Autista”, que oferecerá uma variedade de serviços para pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além disso, o prefeito pretende avaliar a viabilidade de um aquário com peixes amazônicos no centro da cidade, observando modelos de gestão e infraestrutura que possam ser adaptados para Manaus.
Sobre o hospital, Almeida mencionou que a prefeitura está considerando três locais, sendo a zona oeste da cidade a área mais cotada, especialmente devido ao crescimento de novos condomínios. “Só um bairro, que é o Parque Mosaico, vai ter 120 mil habitantes”, destacou, referindo-se a um empreendimento privado de 2,5 milhões de m².
O plano de governo apresentado por David indica que o Hospital Municipal oferecerá diagnósticos e procedimentos clínicos e cirúrgicos para casos mais simples, isto é, que não necessitam de internação. Atualmente, Manaus dispõe de três hospitais, todos gerenciados pelo Governo do Estado.
“Eu viajo na sexta-feira agora, fico uma semana fora, vou a São Paulo. Tenho algumas coisas pra ver com relação ao Aquário que não tá no meu plano de governo, a viabilidade do Aquário, do Hospital, a questão da Cidade do Autista. Eu devo seguir até Curitiba e Balneário Camboriú. Lá tem um aquário. Tudo isso a gente vai ver pra trazer alguma coisa pra cidade. Agora, com relação ao Hospital, ele fica até o mês 3, tudo pronto, com mais três meses para fazer a licitação. Eu acredito que até o meio do [próximo] ano já esteja em obra, e eu já esteja em obra com a Cidade do Autista. São promessas de campanhas que já estamos cumprindo, com prazo de execução o mais rápido possível”, disse Almeida.