O ex-prefeito Arthur Neto (PSDB) vai lançar, em evento com a presença lideranças políticas do estado nesta quinta-feira (24), sua pré-candidatura ao Senado Federal. Esta é a terceira vez que o tucano disputa uma vaga no Senado.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Arthur, que aparece como um dos principais nomes nas pesquisas eleitorais, disse que tomou a decisão de se candidatar após muito pensar.
“Pensei, pensei e me decidi. […] É lá [no Senado] que posso realmente defender os interesses do Amazonas, como a Zona Franca de Manaus, e fazer nosso Estado voltar a ter uma voz respeitada no Brasil”, disse o ex-prefeito pelas redes sociais.
Arthur foi eleito senador em 2002, ao lado de Jefferson Peres (1932-2008). Em 2010, o tucano não conseguiu se reeleger e os senadores eleitos foram Eduardo Braga (MDB) e Vanessa Grazziontin (PCdoB). No pleito seguinte, em 2012, Arthur foi eleito prefeito de Manaus, cargo que ocupou até o fim de 2020.
O Amazonas já conta com um tucano em Brasília, o senador Plínio Valério que entrou em atrito público com o ex-prefeito. Arthur anunciou a filiação do ex-governador Amazonino Mendes ao PSDB para disputar as eleições, mas Plínio reagiu e se colocou como pré-candidato ao governo pelo partido.