O ano legislativo foi aberto nesta quinta-feira (1º) com a leitura de uma mensagem governamental do governador Wilson Lima (União) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A solenidade contou com a presença de várias autoridades, mas a ausência do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), foi amplamente percebida.
Embora a ida não seja obrigatória, é um costume diplomático entre o prefeito e o governador. O fato sinaliza o afastamento entre David e Wilson desde a última eleição, quando os dois se aliaram para que o governador fosse reeleito.
O presidente da Aleam e o possível candidato à Prefeitura de Manaus, deputado Roberto Cidade (União), afirmou que a atitude de David Almeida foi desrespeitosa.
“É um desrespeito. Nós estávamos esperando e tínhamos a confirmação de que ele viria. Mas, não veio e paciência. É como ele responde ao que o Governo do Amazonas vem contribuindo para a cidade de Manaus, com mais de R$ 850 milhões de investimento em convênios. Ele [David] não justificou. Não sei se aconteceu algum imprevisto, mas a Assembleia está de portas abertas para receber todas as autoridades”, criticou