A viagem do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), em um jato fretado por um empresário com contratos ativos na Prefeitura de Manaus foi o grande tema da Câmara Municipal na sessão desta segunda-feira (19). O chefe do executivo foi alvo de fortes críticas, especialmente dos vereadores Rodrigo Guedes (Podemos), Marcelo Serafim (PSB) e Lissandro Breval (Avante).
Guedes propôs, seguido por Capitão Carpê (Republicanos), a convocação de David Almeida para explicar a viagem ao Caribe durante o fim de semana. O vereador ressaltou que Manaus virou destaque nacional após o prefeito ter viajado em um jatinho fretado para a ilha de Saint Maarten acompanhado da noiva, Izabelle Fontenelle, e de Roberto de Souza Lopes, que possui diversos vários contratos firmados com a prefeitura pela Manaus Previdência. Guedes chegou a apelidar a situação de “Jatinho da Alegria”.
Ambos os requerimentos foram derrubados posteriormente por 19 votos a 13, sendo que alguns dos votos foram de vereadores que deixaram a CMM para participar da eleição do diretório amazonense do União Brasil.
Quem também se utilizou de apelidos foi Marcelo Serafim, que chamou o caso de “AeroDavid”. O ex-líder de David Almeida questionou os motivos da viagem do prefeito e afirmou que “o episódio é extremamente sério e exige uma resposta clara e transparente”.
Em seguida, o vice-líder da prefeitura, vereador Raulzinho (PSDB), saiu em defesa de David Almeida e criticou o que chamou de “carnificina” em período eleitoral.
“Começou a carnificina na Casa. Ano de eleição. Prefeito despontando nas pesquisas, como favorito a ser reconduzido à prefeitura de Manaus, começa a carnificina. Quando chega o ano eleitoral, começa aparecer matérias pata tentar denegrir a imagem do prefeito David. Mas o prefeito David, muito coerente, muito sensato, como os seus secretários, vai continuar na mesma pegada. Qual é a pegada? Trabalhar pela cidade de Manaus”, declarou.
Capitão Carpê, por sua vez, criticou a viagem de David Almeida e questionou quem seriam os financiadores da viagem. Além disso, trocou fartas com Raulzinho e relembrou a ocasião em que ele presenteou o ex-prefeito Arthur Virgílio Neto com uma espada, o comparando ao rei Arthur das histórias medievais.
“Mas o que esperar se em 2020 quando o prefeito era outro, ele entregou aqui uma espada do rei Arthur? Esse é o nível de políticos que temos aqui na cidade de Manaus”, disse.