O ex-prefeito de Coari, cassado ao tentar a reeleição, Adail Filho (PP), anunciou em suas redes sociais que é pré-candidato a deputado federal em 2022. O curioso é que o político resolveu surfar na onda do Big Day, o dia no qual os participantes do reality show Big Brother Brasil são anunciados.
Adail divulgou uma arte no mesmo padrão das utilizadas para anunciar os participantes do programa global com seu nome, idade, e se autodescrevendo como “futuro deputado federal”. Com um pequeno toque de humildade, ele se colocou no grupo “pipoca”, que são os participantes anônimos que entram na casa.
“Já pensou se eu fosse pra casa mais vigiada do Brasil? Ainda não vai ser dessa vez Boninho, eu tenho uma missão muito importante aqui fora!”, disse o político na legenda.
Cassação
Na realidade, seria mais fácil Adail entrar no “camarote”, uma vez que ele e sua família são bastante conhecidos em Coari, pelo poderio financeiro e político a nível local. Mesmo assim, em dezembro de 2020, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou o registro de candidatura de Adail Filho, reeleito naquele ano com 59% dos votos válidos, por entender que sua eleição configurava o terceiro mandato consecutivo do mesmo núcleo familiar.
Adail é filho do ex-prefeito do município, Adail Pinheiro, eleito em 2012, mas afastado do cargo em fevereiro de 2014, denunciado por pedofilia e condenado por comandar um esquema de fraudes em licitações, além de desvios de dinheiro público na Prefeitura de Coari. Em 2017, Adail, o pai, recebeu um indulto e teve a pena de prisão, que era superior a 11 anos, extinta.
No final de 2021, o TSE sacramentou a cassação e determinou a realização de uma eleição suplementar em Coari. Para continuar no poder, a família Pinheiro, então, se utilizou de uma manobra legal, e indicou Keitton Pinheiro, primo de Adail Filho e sobrinho de Adail Pinheiro, para a disputa.
Isso porque a Lei Complementar 64/1990 fala em inegibilidade caso comprovado o parentesco até segundo grau. Keitton, que acabou eleito, é considerado um parente de quarto grau em relação a Adail Pinheiro, o que viabilizou a candidatura.