O ex-deputado estadual Belarmino Lins (PP), que pela primeira vez não ocupa uma cadeira na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), vai assumir o cargo de superintendente adjunto de operações da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
A portaria que oficializa a nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (12) e assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT). A Suframa, comandada pelo ex-deputado federal Bosco Saraiva (Solidariedade), está ligada ao Ministério da Indústria, de Geraldo Alckmin (PSB).
Liderança importante do PP no Amazonas, Belão — apelido pelo qual o político é conhecido — foi deputado estadual por oito mandatos consecutivos e presidiu a Assembleia por três ocasiões. Sem mandato, o cacique é cotado para disputar a prefeitura de Fonte Boa, sua terra natal, nas eleições de 2024. É irmão do deputado federal Átila Lins (PSD) e pai do deputado estadual George Lins (União Brasil).
Na Suframa, Belarmino Lins será o encarregado de administrar o setor responsável pela entrada e saída de mercadorias nacionais e estrangeiras na área de atuação da Suframa, além do controle e acompanhamento dos processos de exportação de produtos industrializados na Zona Franca de Manaus (ZFM).