A cidade de Belém, no Pará, será a capital indicada pelo governo brasileiro para sediar a Conferência Climática das Nações Unidas, COP-30, em 2025. A informação foi dada nesta quarta-feira (11) pelo governador paraense Helder Barbalho (MDB) em entrevista à CNN Brasil.
Segundo o governador, a decisão partiu do presidente Lula (PT), que pediu, durante a última edição da COP, em novembro, que a próxima edição na América Latina fosse sediada em uma das cidades que compõem a Amazônia Legal brasileira.
“O presidente acaba de anunciar que Belém é a cidade escolhida pelo Brasil e já encaminhou, através do Itamaraty, a formalização de que o Brasil reforça sua candidatura e que Belém é a cidade escolhida para sediar a COP 30, em 2025, representando certamente um momento histórico em que a Amazônia estará a receber o maior evento de discussão climática do mundo”, afirmou
A partir daí, Manaus e Belém despontaram como as principais candidatas. O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), disse que a cidade estava à disposição para sediar o evento. Os políticos paraenses, por outro lado, foram mais habilidosos e conseguiram o apoio da Frente Nacional dos Prefeitos e diversas outras autoridades.