O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deve fazer uma breve passagem por Manaus nos dias 16 e 17 de novembro, antes de participar da cúpula do G20 no Rio de Janeiro. O convite para visitar a Amazônia partiu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York.
Embora a confirmação oficial da visita ainda não tenha sido divulgada, preparativos já ocorrem no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, que se organiza para a chegada da comitiva presidencial americana, prevendo um esquema reforçado de segurança e apoio logístico.
Preparação para a comitiva americana
Considerando a presença do líder da maior potência mundial, o aeroporto de Manaus está sendo preparado com um planejamento minucioso, coordenado por diversos órgãos de segurança e autoridades brasileiras. A expectativa é de que Biden chegue a bordo do Boeing VC-25, conhecido como “Air Force One”, junto a aeronaves de apoio da Força Aérea dos Estados Unidos, que também devem aportar na capital amazonense.
No encontro da ONU, Lula destacou o convite para que Biden conheça a floresta amazônica, mencionando aos jornalistas que “vamos ver se o Biden vai para a Amazônia.”
Manaus ou Belém?
Apesar dos preparativos em Manaus, há a possibilidade de Biden alterar a rota e optar por visitar Belém, no Pará, futura sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), programada para 2024.