A boca dá sinais de que você pode está com Covid-19. Essa infecção que tem etiologia associada ao Novo Coronavírus SARS-CoV-2. Primeiramente, ficamos atentos aos sintomas como febre, tosse e outros relacionados à doença respiratória aguda. Mas, vale lembrar que a transmissão, pode ser pela saliva, contaminação fecal-oral, em especial, via gotículas respiratórias, perdigotos e aerossóis.
Sinais de que foi infectado pela Covid-19 observando sua boca:
- saladenite aguda e crônica. Ou seja, infecção da glândula salivar, que fica logo abaixo da língua;
- Anosmia. Que é a diminuição ou perda absoluta do olfato;
- Ageusia. Quando há alteração ou perda do paladar;
- Lesões ulceradas e/ou vesiculobolhosas na mucosa de revestimento e no palato. Em outras palavras, verifique se tem feridas e umas “bolsas” no céu da boca.
Na boca, a infecção das glândulas salivares (em baixo da língua) pelo Covid-19 torna essas estruturas um potencial reservatório do vírus para a saliva. Entretanto, a concentração do vírus na saliva também pode vir de outras fontes. Além das glândulas salivares, pode vir dos pulmões, orofaringe, nasofaringe e bolsa periodontal.
Paciente positivo para Covid-19 no hospital
Já os pacientes internados por conta do vírus, as lesões orais podem ser resultado de um organismo enfraquecido. Ou seja, com o sistema imunológico comprometido fica mais fácil acontecer reações adversas. Isso também acontece devido ao próprio tratamento médico. Assim, os pacientes podem apresentar na boca:
- infecções fúngicas;
- infecção recorrente pelo vírus herpes simplex (HSV-1);
- ulcerações orais inespecíficas;
- lesões vesiculobolhosas;
- erupções induzidas por medicamentos;
- xerostomia ( diminuição do fluxo salivar);
- gengivite descamativa.
Procure o dentista
Em casos de lesões em região oral procure um cirurgião- dentista para
diagnóstico e tratamento preciso. Pacientes internados usufruem de cuidados de profissionais da área da Odontologia Hospitalar. Apesar de não ser uma área nova, pouco se falava. Mas, hoje em dia, esse profissional contribui bastante na equipe multiprofissional de hospitais.
Referências.
Junior JCCS, Souza MS, Santos VS, Carvalho JMS, Pires ALPV, Almeida
CBS. Lesões orais em pacientes com Covid-19: uma síntese de evidências atuais. J Dent Public Health. 2020;11(2):224-232. http//dx.doi.org/10.17267/2596-3368 Dentistry.
Cardoso TF, Dias MJLE, Chini MC, Pereira BLB, Orrico SRP. Covid-19 e a
cavidade bucal: interações, manifestações e prevenção. Journal Medicine.2020.
Colunista Hewelyn Reis – Graduada em Odontologia pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Estudante de especialização em prótese dentária e curso de Facetas em Resinas Compostas.