Família Bolsonaro defende a não obrigatoriedade da vacina contra a Covid-19 em crianças, indo contra os termos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Segundo pesquisa da Datafolha, 79% dos brasileiros apoiam a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos, percentual que equivale a 132,5 milhões de pessoas no país. Entretanto, o embate entre ideologias se faz mais presente no Brasil, como o incentivo do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) a não obrigatoriedade da vacina e Juiz que chama a atenção para a perda da guarda dos pais caso não vacinem suas crianças.
Bolsonaro contra o ECA
Eduardo Bolsonaro voltou a criticar na última quarta-feira (12), a imunização infantil contra a covid-19. O filho do presidente Jair Bolsonaro (PL) compartilhou no twitter a notícia de que São Paulo tem 268 escolas em 9 municípios prontas para iniciar vacinação de crianças entre 5 e 11 anos. E aconselhou pais e responsáveis que se sentirem pressionados com a notícia a entrarem na justiça. “Sei que não é fácil e nem todos têm condições, mas se quisermos nossa liberdade todos temos que lutar por ela”, declarou na rede social.
O deputado ainda relembrou sobre projeto de lei 4380/2021 de autoria dele, que veda a exigência do passaporte vacinal em todos os espaços. Para ele “desde o começo, via-se pretensões escusas por trás da vacina”.
Logo após o anuncio da vacinação pediátrica, Bolsonaro foi questionado sobre a vacina em crianças e chegou a afirmar que não iria vacinar sua filha mais nova, que tem apenas 11 anos.
Vacina obrigatória, alerta juiz
Por outro lado, o Juiz Ibere de Castro Dias, da vara da Infância e Juventude de Guarulhos/SP, defende firmemente a vacinação de crianças contra a covid-19 e também faz postagens informativas em suas redes socais, e em uma delas, chegou a alertar sobre a obrigatoriedade das vacinas em crianças e adolescentes, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além da possibilidade de perder a guarda em caso de recusa ao imunizante.
Vacinação liberada
Assim como em Manaus, capitais como Florianópolis, Belo Horizonte, Campo Grande, Salvador, São Luís, Fortaleza, Aracaju, Vitória e Recife, já iniciaram a vacinação contra Covid-19 em crianças.
Nesta nova fase da campanha de imunização, serão vacinadas crianças de 5 a 11 anos que apresentem comorbidades ou deficiências permanentes. Em Manaus, a vacinação de crianças será concentrada em quatro pontos da capital, das 9h às 16h: