O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), foi escolhido como a personalidade do ano de 2021, “para melhor ou para pior”, com mais de 2 milhões de votos, na revista americana Time.
A votação aconteceu de forma virtual e Bolsonaro levou 24% dos 9 milhões de votos. Em seguida, o capitão se pronunciou na rede social, agradeceu e cumprimentou Trump, ex-presidente dos EUA, que ficou em segundo lugar. “Agradeço aos 2.160.000 eleitores que votaram em mim. Esperamos que Revista Time nos conceda, de fato, o título respeitando o resultado das eleições. Nossos cumprimentos a Donald Trump pelo segundo lugar.”, publicou Bolsonaro.
Líder controverso
Chamado de “líder controverso” pela revista, a publicação também diz que a escolha dos leitores identifica a pessoa ou grupo mais influente do ano, que não necessariamente aponta o ganhador como algo positivo. Na sequência dos nomes mais lembrados, trabalhadores da linha de frente da saúde ficaram em terceiro (com 6,3% dos votos), o opositor russo Aleixei Navalni (6%) e os cientistas que ajudaram a desenvolver as vacinas contra a Covid-19 (5,3%).
Ainda no ano passado, a mesma votação popular escolheu os trabalhadores essenciais, incluindo médicos, entregadores e trabalhadores de mercados como as personalidades do ano, por terem “arriscado suas vidas para servir o público durante o pico da pandemia”, conforma e revista.