O ex-deputado Bosco Saraiva (Solidariedade) aceitou o convite do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), titular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), para chefiar a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Bosco foi indicado por unanimidade pelos membros da bancada federal amazonense, contando principalmente com o apoio do senador Omar Aziz (PSD).
“Estive em agenda oficial na vice-presidência com o Vice-Presidente e ministro do MDIC [Geraldo Alckmin]. Ele me convidou para assumir a Suframa. Aceitei e iniciamos uma reunião de trabalho imediatamente. Estava presente também o Dr. Marcio Rosa, Diretor-Executivo do MDIC. Nomeação deverá se dar semana que vem”, afirmou.
A indicação encerra uma espera histórica. Esta foi a primeira vez que a Suframa ficou tantos dias – exatamente 96 – sem uma indicação oficial do Governo Federal. Membros da bancada federal, como os deputados Saullo Vianna (União) e Amom Mandel (Cidadania), criticaram abertamente o governo pela demora na nomeação. Atualmente, a superintendência é chefiada interinamente por Marcelo Pereira, servidor de carreira da autarquia.
A nomeação de Bosco Saraiva também põe fim a uma disputa interna dentro do Partido dos Trabalhadores (PT). Alas do partido tentavam indicar um nome próprio, mas isso poderia acarretar em perda de apoio ao governo federal. O ex-deputado Zé Ricardo (PT) era outro candidato forte à vaga, mas sua articulação envolvia apenas as forças internas do partido e entidades ligadas à educação e economistas de fora da indústria.
Bosco Saraiva, por sua vez, possui a simpatia dos atuais membros da bancada federal e dos representantes das indústrias do Polo Industrial de Manaus.