A vereadora e candidata a prefeita de Parintins Brena Dianná (União) ingressou com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) contra o atual prefeito Bi Garcia (PSD) por violência política de gênero e injúria eleitoral. O motivo foi a comparação feita por Garcia da vereadora com o ex-prefeito Alexandre da Carbrás. Bi Garcia chamou Brena de “Carbrás de saia” durante um comício do vereador Mateus Assayag (PSD), seu candidato.
‘’Passou aquele Carbrás, passou essa porcaria que passou aqui, e agora estão querendo empurrar a Carbrás de saia . Não tem lugar para Carbrás de Saia, tem lugar para o amor, tem lugar para o trabalho, tem lugar para aqueles que querem o melhor para a nossa cidade”, afirmou Bi Garcia.
A defesa que representa a coligação de Brena Dianná acusa o prefeito de violar o artigo 326-B da Lei n° 14.192/2021, que acrescentou ao Código Eleitoral a prevenção e repressão a violência política contra a mulher durante as eleições. O texto da lei informa que “assediar, constranger, humilhar, perseguir ou ameaçar, por qualquer meio, candidata a cargo eletivo ou detentora de mandato eletivo, utilizando-se de menosprezo ou discriminação à condição de mulher ou à sua cor, raça ou etnia, com a finalidade de impedir ou de dificultar a sua campanha eleitoral ou o desempenho de seu mandato eletivo”.
O delito é passível de pena de reclusão de um a quatro anos e multa.