A ida do coronel Alfredo Menezes (Patriota) a Parintins, neste fim de semana, levou a diretoria de Garantido e Caprichoso a vetarem a participação dos bumbás em eventos político-partidários. No sábado, Menezes posou ao lado do bumbá azul e branco e de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) em evento político no município.
Nas imagens da recepção, é possível ver uma faixa em que aparecem os dois bumbás, além da imagem do ex-superintendente da Suframa ao lado de Bolsonaro. Fotos e vídeos do evento repercutiram nas redes sociais entre torcedores das duas nações.
Pré-candidato ao Senado, Menezes é o principal nome do bolsonarismo no Amazonas. Nos últimos meses, o coronel da reserva tem feito uma peregrinação pelo interior do estado. Na Ilha Tupinambarana, o militar prometeu a presença de Bolsonaro no Festival Folclórico deste ano, o primeiro desde o início da pandemia.
O presidente Jair Bolsonaro não conseguiu vencer em Parintins em nenhum dos dois turnos das eleições de 2018. Na Ilha, o eleitorado deu preferência a Fernando Haddad, candidato do Partido dos Trabalhadores (PT). No segundo turno, o petista teve 82,5% dos votos válidos no município.
Bumbás vetam participação
Entre os bumbás, o boi Garantido foi o primeiro a se posicionar, neste domingo (20). Em nota assinada por Antônio Andrade, presidente da agremiação, a diretoria do Boi do Povão afirma que a participação do bumbá em eventos de natureza político-partidária será considerada “ato infracionário” e “terá pronta resposta da diretoria”.
Nesta segunda (21), foi a vez do Caprichoso se manifestar. Em nota, o presidente Jender Lobato disse que a diretoria não sabia da participação do Touro Negro no evento bolsonarista e explicou que nem o boi nem o tripa que aparecem nas imagens eram os oficiais.
“Em um contexto de polarização político-partidária, não nos posicionamos. […] não fazemos campanha nem temos lado, pois nosso partido é a cultura popular e a preservação do patrimônio”, ressalta o texto da nota. Ainda segundo o Caprichoso, os responsáveis pela presença do boi ao lado de Menezes serão autuados “porque os bumbás devem zelar pela isonomia e equidade de tratamento a todos os cidadãos”.