O vereador Caio André esteve reunido nesta segunda-feira (17) com dirigentes do Podemos, a fim de tratar sobre a incorporação do Partido Social Cristão (PSC) – pelo qual foi eleito em 2020 – ao Podemos, partido que passa a ser presidido por ele na esfera municipal.
O atual presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) reconheceu a importância do PSC, sigla na qual iniciou a caminhada política, e ressaltou que a incorporação ao Podemos marca o início de uma nova caminhada, pautada pelo fortalecimento e ampliação do trabalho.
“Assumo o Podemos municipal com a missão tornar, cada vez mais, essa uma legenda firme, defendendo ações e propostas positivas para Manaus e nosso Amazonas”, disse Caio André, ao assumir comando da legenda.
A incorporação do PSC ao Podemos foi aprovada por unanimidade pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em junho deste ano.
A incorporação ocorre quando uma legenda é absorvida por outra. Os partidos, geralmente, buscam a solução da incorporação ou fusão para superar a cláusula de barreira e manter os recursos dos fundos partidário e eleitoral.
Outra incorporação ocorrida neste ano foi a do Partido Republicano da Ordem Social (Pros) pelo Solidariedade.
Há ainda um processo de fusão ocorrendo entre o Patriota e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Inicialmente, a nova legenda se chamaria Mais Brasil, mas o nome foi vetado pela Justiça Eleitoral. O nome provisório da futura agremiação passou a ser Partido Renovação Democrática (PRD).