O ex-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Caio André, foi confirmado como novo secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC). A partir desta terça-feira (4), ele inicia oficialmente os trabalhos à frente da pasta. Segundo o executivo estadual, a nomeação será publicada na edição desta terça do Diário Oficial do Estado (DOE) e assinada pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil).
Com a posse, Caio André assume o lugar de Cândido Jeremias, que exercia o cargo interinamente desde outubro do ano passado, após a exoneração de Marco Apolo Muniz.
A nomeação de Caio André gerou forte reação entre artistas e produtores culturais. Desde que seu nome começou a ser cogitado, setores da classe artística manifestaram descontentamento com a escolha.
Na semana passada, um ato público reuniu profissionais do setor visando pressionar o governo a indicar um nome de consenso e estabelecer um canal de diálogo com o governador.
Impacto político da nomeação
Além da indicação para a SEC, Caio André também era cotado para retornar à Câmara Municipal, caso a deputada estadual Joana Darc ou o vereador Aldenor Lima assumissem uma secretaria no governo.
Com a sua ida para a Cultura, a possível nomeação de Joana Darc ou Aldenor Lima para a recém-criada Secretaria de Bem-Estar e Proteção Animal abre espaço para um novo suplente na CMM.
O 2º suplente do União Brasil, o ativista ambiental e defensor da causa animal Amauri Gomes, poderá assumir uma cadeira no Legislativo municipal caso essa movimentação se concretize.