A coluna SIM & NÃO do jornal A Crítica apurou que o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) lançará sua pré-candidatura à Prefeitura de Manaus no próximo dia 23 de fevereiro. O parlamentar é um dos principais nomes da disputa de 2024 ao lado do prefeito David Almeida (Avante) e do deputado estadual Roberto Cidade (União), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).
Caso o deputado federal consiga vencer a disputa marcada para o mês de outubro, um nome conhecido assume a vaga deixada na Câmara dos Deputados: o apresentador do Boi Garantido, Israel Paulain (Cidadania), o qual recebeu 14.850 votos nas eleições de 2022.
De acordo com as regras eleitorais, a federação partidária formada por PSDB e Cidadania teve direito a uma das oito cadeiras amazonenses na Câmara e poderia concorrer às sobras por atingir os 80% do quociente eleitoral. O problema é que o requisito seguinte não foi cumprido: só podem concorrer às sobras os candidatos que atingirem pelo menos 20% do quociente eleitoral, que em 2022 foi de 46.285 votos.
Como Amom foi o único candidato da federação a receber uma altíssima votação, os demais não puderam participar da distribuição de sobras, deixando as vagas para o União Brasil, o PSD e o PL.
Contudo, as regras que valem para a distribuição de cadeiras não se aplicam aos suplentes. Portanto, Israel Paulain herda a vaga do deputado devido aos votos recebidos pelo partido Cidadania.