O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) rejeitou 38 pedidos de registro de candidatura até esta quinta-feira (8), segundo dados do sistema Divulgacand. Ao mesmo tempo, outras 505 candidaturas já foram deferidas enquanto 101 aguardam julgamento da Justiça Eleitoral. O prazo para que o TRE-AM julgue os pedidos de candidatura se encerra na próxima segunda-feira (12).
Das 38 candidaturas rejeitadas, os principais motivos para o indeferimento foram por renúncia do candidato; irregularidades na prestação de contas eleitorais relativas a pleitos anteriores; não comprovação de desincompatibilização (não deixar o cargo público no prazo estabelecido); candidatura não homologada em convenção; descumprir a cota de participação feminina; e até mesmo por irregularidades no nome de urna.
Entre as candidaturas que não decolaram está a de Vera Lúcia Castelo Branco (Podemos), ex-vice de Henrique Oliveira; Chico Preto (Avante), que tentava uma vaga no Senado; Professor Bibiano (PDT); Professor João Paulo (Novo); João Bolinho (PT); entre outros.